mk capa

Conheça o método KonMari: destralhe a sua casa e a sua vida e pare de roubar!

Olá gente!

Hoje venho falar de uma leitura recomendada para aqueles que vivem reclamando da bagunça ao seu redor: o livro “A mágica da arrumação” da japonesa Marie Kondo, está bombando em todas as livrarias do país. O lançamento na versão em Português, feito pela Sextante, foi feito a poucas semanas e já está entre os mais vendidos da editora. O chamado método KonMari (método de organização pessoal desenvolvido pela autora) até já virou verbo – “que tal kondar sua casa hoje”? Hehehe

Sem título-1

Confesso que sou bagunceira, mas sempre estou arrumando alguma coisa e buscando fórmulas para conseguir manter o ambiente organizado. Mas ele nunca fica! Se você for à minha casa vai encontrar sempre a sala e cozinha organizadas em geral, mas só aparentemente – o interior dos armários é quase uma selva, é uma aventura achar qualquer coisa por lá. Na hora de achar “aquele determinado papel” é uma remodelação da bagunça – quando acho, soco tudo de volta e a bagunça só aumenta. Pois bem, se identificou? Então, talvez você também se identifique com o método.

Assim que saiu a edição brasileira comprei o livro e o li em uma semana. Uma leitura fácil e gostosa, às vezes um pouco repetitiva, mas que me motivou a tentar testar o método.

Mas então do que se trata o método?

Basicamente é um método para você praticar o desapego e eliminar toda a tralha do seu ambiente e reduzi-lo ao essencial. Quantas vezes você “achou” em sua casa algo que você tinha esquecido que tinha e por isso não usava? Pois é, pelo método, isso é inadmissível! Para que ter coisas que não são utilizadas?

Em um episódio do Saia Justa, as meninas receberam o filósofo Sérgio Cortella, e ele foi muito feliz ao citar Gandhi: “Um objeto, mesmo que não tenha sido adquirido por meio de roubo, deve ser no entanto considerado furtado se o possuímos sem dele precisarmos.” . Na ocasião, elas falavam sobre acumuladores. Essa frase me tocou de um jeito que nenhum artigo sobre sustentabilidade outrora lido tinha me tocado. É verdade. Ao guardar um objeto obsoleto nós roubamos da natureza a matéria prima, roubamos do ambiente a energia, roubamos de um outro a oportunidade e usá-lo e para quê? Se ele não tem função em sua vida, foi para nada!

Bom, então o que Kondo nos traz é uma forma afetiva de se relacionar com os objetos, enxergar seus verdadeiros papeis em nossas vidas e assim desapegar-se do que não for mais útil ou necessário. Em meus estudos no mestrado de design já li muitas pesquisas científicas que comprovam que os objetos mais bonitos funcionam melhor. Na verdade, a conclusão é que quando nos relacionamos de uma forma mais pessoal com os objetos, cuidamos melhor deles. Isso é totalmente lógico. Mas claro que não serve para todos. Requer um pouco de sensibilidade também! Então se você é muito insensível, este método não é para você! heheh Mas fique à vontade para tentar!

Então basicamente ela diz que você tem que fazer duas coisas: primeiro, descartar tudo o que não te faz feliz, depois, organizar tudo. Mas TUDO mesmo! Um dos argumentos mais fortes do método é que a organização deve ser feita toda de uma vez, e não segmentada por ambientes. Para Marie Kondo, se você quiser arrumar um cômodo de cada vez você vai passar o resto da vida organizando coisas. Ela diz também que você deve agrupar os objetos por tipo e não separá-los por cômodos. Por exemplo: em quantos lugares da casa você encontra canetas? Bom lá em casa acho que tirando as gavetas de roupa, em tudo quanto é gaveta e caixinha de bobeira você encontra uma. Se você reunir todas as canetas existente na sua casa você vai perceber que tem muito mais caneta do que precisa! E na hora que quer uma nunca acha! (Né assim?! hehehe)

Bom achei tudo muito lógico, algumas coisas um pouco exageradas (sentimental demais), mas acho que é uma leitura recomendadíssima para todos que desejam simplificar e organizar a sua vida!

Eu me empolguei bastante e já marquei um final de semana para tentar por em prática!

Em breve, eu coloco aqui relatando a experiência!marie kondo

Esta é Marie Kondo. O livro custa R$ 23,90 e está disponível nas livrarias da cidade.

Bjs,

CeciS

  • Cristiane Vanin Z.

    E aí, deu certo sua organização? Terminei de ler o livro agorinha e estou motivada pra começar a minha. beijos!

    • Cecília Santos

      Olá Cristiane! Nossa seu comentário passou batido por nós, só estou vendo agora! Eu achei que deu super certo! Tirei quase metade do guarda – roupa fora, e me despedi de mtas coisas! Acho que a forma de pensar que O Método propõe realmente ajuda bastante. Eu tirei tudoo, mas n consegui reorganizar tudo – na verdade faltou apenas organizar os papéis. Tive uma crise de alergia pesada durante a arumação más dps ficou tudo uma maravilha! Meu guarda – roupas está organizado até hoje! E vc, conseguiu?? Bjoss!

    • salapop

      Sim, Cristiane! Funcionou bastante, a casa por incrível que pareça ficou bem mais leve! Cecília também achou o mesmo!

  • Samira Emanuela

    Eu botei tudo em prática antes que a preguiça me aconselhasse! foi maravilhoso!! Recomendo total! Foram embora da minha casa umas 15 sacolas grandes de sapatos e roupas e 30% das minhas bijoux (vou jogar mais fora). Agora visualizo tudo o que tenho.